Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Portugueses sentem-se inseguros nas cidades

Os portugueses sentem-se inseguros nas cidades, conclui um estudo da DECO divulgado esta segunda-feira.

Segundo este inquérito levado a cabo pela associação de defesa do consumidor, que teve como universo as respostas de 2.400 portugueses, 40% dos inquiridos admitiu ter sido vítima de um crime, nos últimos cinco anos.

Entre os crimes mais vezes citados, estão carros assaltados ou vandalizados, e mala ou carteira roubadas.

O estudo, que foi igualmente realizado em Espanha, Itália e Bélgica, apresenta, no entanto, os resultados mais negativos em Portugal, com Lisboa, Porto, Amadora, Aveiro, Almada e Santarém a surgirem como as cidades onde o sentimento de insegurança é maior, devido a incidências de crime superiores a 27%.

Por outro lado, também a acção da polícia é vista com algum cepticismo, com mais de metade (60%) das vítimas a optar por não participar o crime de que foram alvo, por acreditarem que a denúncia não produzirá qualquer efeito.

Baseando-se neste estudo, a DECO promete ainda pedir ao Governo medidas mais eficientes da parte dos ministérios da Administração Interna e da Justiça, assim como maior confiança da parte dos lesados, os quais deverão apresentar sempre queixa, de forma a que as autoridades tenham uma melhor percepção da realidade do problema.

Com divulgação total agendada para a edição do próximo mês de Dezembro da revista Proteste, o estudo está, no entanto, já disponível no site da DECO.

Fonte: Diário Digital / DECO, 26-11-2007

Sem comentários: