Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Apresentação do Orçamento Participativo


A Câmara Municipal da Amadora (CMA), no seguimento de uma política de aproximação com os cidadãos e da sua integração de forma directa no processo de tomada de decisão quanto à vida da cidade, tomou a resolução de adoptar um Orçamento Participativo (OP) para 2011.

O OP é um instrumento da democracia participativa que se caracteriza por ser universal e directo, permitindo aos cidadãos participar na discussão das políticas públicas locais.

Aos cidadãos é facultada a capacidade de contribuírem para que as políticas públicas locais abranjam as necessidades mais prementes das populações, mas também os leva a assumir a sua quota-parte de responsabilidade nas decisões tomadas.

Com a implementação deste processo, a CMA pretende:

- Incentivar a participação dos cidadãos na vida pública
- Aumentar a transparência e a eficiência da tomada de decisão
- Melhorar de forma sistemática a prestação de informação às populações quanto aos gastos públicos
- Gerar maior proximidade e confiança entre poder político e população
- Incrementar a participação democrática dos cidadãos


Orçamento Participativo 2011

O modelo adoptado para o OP 2011 é consultivo de participação individual, podendo os cidadãos apresentar as suas propostas nas reuniões a terem lugar nas freguesias do concelho e/ou na página da Internet, não sendo estipulada verba a afectar ao OP.

As intervenções, os projectos e/ou as obras a incluir nas Grandes Opções do Plano e Orçamento 2011 serão seleccionados em função de critérios de relevância, contributo para o reforço da coesão social e territorial que constitui um objectivo estratégico de desenvolvimento do município e de racionalidade económica e financeira.

O OP dirige-se aos cidadãos residentes e/ou trabalhadores no município da Amadora, os quais podem apresentar as suas propostas nas reuniões públicas realizadas nas freguesias do concelho e/ou através da página da Internet.

Calendarização do processo

De 11 de Outubro a 12 de Novembro – realização das reuniões públicas nas freguesias do concelho nas instalações da respectiva Junta:

Mina – 28 de Outubro
São Brás – 04 de Novembro

As reuniões têm início às 21h00 e duração de 2 horas.

De 11 de Outubro a 15 de Novembro – período de consulta na página de Internet, através de formulário para a apresentação de propostas e de endereço electrónico: orcparticipativo2011@cm-amadora.pt

De 22 a 26 de Novembro – publicação na página da Internet das propostas apresentadas pelos cidadãos.

_____
Fonte: Câmara Municipal da Amadora

Sem comentários: