Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 30 de julho de 2011

Pilaretes nas passadeiras

Boa tarde.

Venho por este meio comunicar (caso não tenham reparado) que finalmente estão a ser colocados pilaretes nas passadeiras do bairro, evitando assim o estacionamento abusivo. É uma grande vitória para quem gosta de preservar o bairro em que vive.

Serve o presente email também para comunicar, que os pilaretes colocados na passadeira junto à rotunda (Praça Pedro Álvares Cabral, com respectiva foto em anexo) só permaneceram "intocados" durante 5 horas, até um dos moradores que vive por cima da Caixa Geral de Depósitos, que se faz deslocar numa scooter, e que faz a entrada na sua garagem pela dita passadeira em vez de subir o desnível que dá acesso à rampa de entrada (onde a respectiva scooter continua a conseguir transitar entre os pilaretes) decidir tentar tirar o pilarete do meio.

Com o objectivo de preservar o mobiliário urbanístico do nosso bairro e consequentemente a qualidade de vida que o mesmo nos proporciona, apelo a todos os habitantes de Vila-Chã para que qualquer situação de vandalismo seja comunicada imediatamente às autoridades competentes para que o culpado seja devidamente condenado pelos actos que cometeu.

Agradecia que publicassem esta mensagem no vosso Blog.

Cumprimentos e continuação do bom trabalho que têm desenvolvido em prol do nosso bairro.



____
Nota: e-mail enviado por Hugo Ferreira

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gelados e companhia

Abriu recentemente na nossa urbanização um espaço diferente de todos os outros. A sua localização é na antiga Pastelaria Ribeirinho II, no lote 55 da Avenida Fernando Valle, onde podemos desfrutar de um espaço para todo o tipo de grupos, seja familiares, amigos e casais. Diferente, porque tem gelados de bola, crepes, waffles, mega tostas e baguetes das mais variadas formas, com os preços mais acessíveis. Convido-os desde já a visitar esta bela casa, com a garantia que valerá a pena. O horário de funcionamento é das 08:00 as 00:00.

____
Nota: e-mail enviado por Ana Marques

terça-feira, 26 de julho de 2011

Orçamento Participativo 2012

A Câmara Municipal vai prosseguir a sua política de aproximação aos cidadãos e promover o Orçamento Participativo 2012.

As acções do primeiro Orçamento Participativo lançado pela Câmara Municipal no ano passado estão a ser executadas. Algumas delas apenas estarão concluídas em 2012, pelo que será necessário ainda prever no próximo orçamento verbas para pagar os investimentos que não sejam finalizados até ao final do ano. Por isso, a verba a afectar ao OP 2012 cifra-se em 500.000 euros.

Os munícipes vão, de novo este ano, poder contribuir para a construção da cidade, apresentando propostas elegíveis ao orçamento municipal do próximo ano.

O OP 2012 baseia-se num modelo consultivo de participação individual, podendo os cidadãos participar entre 1 de Julho e 30 de Outubro através do endereço electrónico orcparticipativo@cm-amadora.pt e em reuniões de trabalho a terem lugar nas freguesias do concelho, cuja calendarização será oportunamente divulgada.

À semelhança do ano anterior, as acções a incluir nas Grandes Opções do Plano e Orçamento 2012 serão seleccionadas em função de critérios de relevância, contributo para o reforço da coesão social e territorial que constitui um objectivo estratégico de desenvolvimento do município e de racionalidade económica e financeira.

- Participe a partir de 1 de Julho e até 30 de Outubro utilizando o endereço electrónico orcparticipativo@cm-amadora.pt.

- Participe nas reuniões de trabalho nas Juntas de Freguesia entre 15 de Setembro e 30 de Outubro.

_____
Fonte: Câmara Municipal da Amadora, 01-07-2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Realojamento Sta Filomena

Na sequência do email recebido, vimos informar que, é politica desta Câmara Municipal, no que à habitação diz respeito, investir em programas alternativos ao arrendamento apoiado, nomeadamente, programas que incentivam as pessoas a procurar pelos seus meios alternativas habitacionais. É também politica desta Câmara Municipal não investir na construção de grandes empreendimentos para realojamento, preferindo apostar na aquisição de fogos dispersos ou na construção de edifícios "isolados" inseridos na malha urbana.

Quanto ao Casal de Santa Filomena, esse bairro tem constituído uma prioridade, ao nível dos Serviços de Habitação desta Câmara. Na realidade e no âmbito da execução do Programa Especial de Realojamento (Decreto-lei nº 163/93, de 7 de Maio e nº 271/03 de 28 de Outubro) no Casal de Santa Filomena, já foram resolvidos 342 situações (destas 212 correspondem a processos de exclusão de aceder a realojamento, por terem deixado de residir ou por possuírem alternativa habitacional), faltando resolver 215 situações.

Com os melhores cumprimentos.

Sónia Cristina Abreu


_____
Fonte: Blogue Serra das Brancas, 16-07-2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PSP trava distúrbios com tiros

A PSP foi obrigada a reforçar o patrulhamento no bairro de Santa Filomena, na Amadora, ontem de madrugada, na sequência de distúrbios que envolveram troca de tiros entre moradores e rivais de outros bairros do concelho.

Moradores da avenida Pedro Álvares Cabral, junto ao bairro de Santa Filomena, chamaram a PSP pelas 23h30 de quinta-feira. "Foram ouvidos vários disparos", explicou ao CM uma fonte no local.

Fonte policial disse ao nosso jornal que um grupo de homens vindo de outros bairros da Amadora emboscou a tiro moradores do Santa Filomena, que responderam também com disparos.

Agentes da esquadra da Mina tomaram conta da ocorrência e não verificaram a presença de quaisquer feridos no local, tendo os desordeiros fugido. O patrulhamento foi reforçado em toda a área do Santa Filomena, até perto das 04h00 de ontem.

_____
Fonte: Correio da Manhã, 02-07-2011

Petição Encerramento das escadas do Bairro Sta Filomena - mais policiamento em Vila Chã-Amadora

Boa tarde vizinhos!

Hoje aderi ao face de Vila Chã e estive a ler alguns comentários e publicações que aqui se encontra, gostaria de vos pedir ajuda a uma situação que já se arrasta há alguns anos e cada vez mais se está a tornar extremamente grave e incontrolável.

Na Avª Pedro Álvares Cabral (frente ao Bairro), todos os dias somos vítimas de assaltos, apedrejamentos quer sejam aos carros que estão estacionados como até mesmo aos que vão circular, vandalismo puro e barato, desde de andarem por cima dos carros que se estão estacionados na rua, pedras arremessadas às varandas, etc, ou seja, uma autêntica “selva”. Chamamos a Polícia que pouco faz, pois não entram no bairro, já fui à esquadra pessoalmente, já fui a Câmara e todos me disseram que os moradores de Vila Chã têm que se unir caso contrario nada será feito como "a união faz a força".

Venho solicitar-vos que assinem uma petição pública para fecharem a escada do Bairro, pois desta forma deixam de ter acessibilidade à Avenida sendo esta escada para estes prevaricadores bastante útil visto que têm logo acesso aos becos não nos dando hipótese (por ser muito arriscado) de irmos atrás deles.

Subscreve a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N11983 e divulga-a pelos teus contactos.


____
Nota: e-mail enviado por Marisa Peneda

sábado, 2 de julho de 2011

Inscrições para as reuniões públicas da Câmara Municipal

A Câmara Municipal da Amadora informa os munícipes que pretendem inscrever-se pessoalmente nas reuniões públicas da Câmara Municipal, que devem dirigir-se, a partir de hoje, à seguinte morada:

Urbanização Villa Park
R. Ernesto Melo Antunes, n.º 8, 6.º A
Venteira - 2700-003

Relembramos que as inscrições podem ainda ser feitas por telefone e correio electrónico.

_____
Fonte: Câmara Municipal da Amadora, 27-06-2011


Mais informações em:
Como participar nas reuniões públicas da Câmara Municipal
Boas Práticas para a intervenção dos Munícipes

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Assembleia Freguesia São Brás : Assuntos de Vila Chã

Caros moradores de Vila Chã,

Como representante do Bloco de Esquerda na Assembleia de Junta de São Brás venho desta forma pedir um esclarecimento a todos vós que se mostram interessados pelo local onde vivem e é de louvar a iniciativa do blog que criaram (http://vila-cha.blogspot.com/) Como sabem parte de Vila Chã é da responsabilidade da Junta de Freguesia de São Brás, como tal pretendo demonstrar a disponibilidade do Bloco de Esquerda para intervir activamente não só nas assembleias de freguesia mas também junto do executivo da Junta de forma a que as vossas sugestões e reclamações sejam ouvidas nesse espaço se se justificarem.

A criação do blog é uma enorme mais-valia para exercer a democracia activa no local onde habitamos e o qual queremos salvaguardar tornando-o melhor. No entanto as sessões da Assembleia de Freguesia são públicas podendo os fregueses intervir e como tal incentivo-os a fazê-lo de forma a que os responsáveis conheçam os vossos problemas e necessidades, não só através dos deputados eleitos para a Assembleia mas também directamente pelos fregueses.

No relatório trimestral de actividades referente ao 1º trimestre de 2011 da Junta de Freguesia de São Brás são mencionados 3 pontos referentes a Vila Chã :

a) Reforço da rede de Contentores, Eco-Pontos e Moloks na Urbanização de Vila Chã;
b) Desratização, desbaratização e desinfestação na Urbanização da Boba, Vila Palma e Urbanização Vila Chã;
c) Colocação de pináculos em lugares de estacionamento crítico e abusivo - Av. Carlos César, Av. Canto e Castro, Urbanização de Vila Chã.

Em relação ao ponto a) vejo que é algo que foi largamente mencionado no vosso blog como tal gostaria de saber se estão satisfeitos com o trabalho executado pela Junta ou se ainda existe falta deste tipo de equipamentos na parte da urbanização referente a São Brás.

Penso que será necessário, visto que a urbanização é da responsabilidade da Junta de São Brás e da Junta da Mina, haver uma maior cooperação entre as mesmas de forma a conseguir responder eficaz e eficientemente às vossas preocupações, logo irei endereçar um pedido à Junta de São Brás nesse sentido sabendo se existe ou não essa preocupação do executivo.

Para qualquer outro assunto estarei sempre à vossa disposição defendendo os interesses e preocupações dos que vivem em Vila Chã bem como todos os outros fregueses de São Brás.

Cumprimentos,
Sérgio Silva
Bloco de Esquerda


____
Nota: e-mail enviado por Sérgio Silva