Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 29 de abril de 2012

Mina: Aniversário com agregação à vista

Com a reforma administrativa em curso, a Freguesia da Mina pode vir a chamar-se “Mina d’Água”, conforme adiantou o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, no decorrer da sessão solene que assinalou o 32.º aniversário da criação daquela junta. Embora sem adiantar qual é a sua proposta para a divisão administrativa do município, o autarca voltou a salientar que não vai esperar “que sejam os outros a fazer aquilo que nós podemos fazer”.

Na sessão solene do passado dia 14, o presidente da Junta, Joaquim Rocha, salientou o facto de ver “com orgulho o aniversário da freguesia que ajudou a crescer” e lembrou os projectos em curso, como a construção de um parque de estacionamento na Rua Cidade de Maputo ou a rotunda na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Já o presidente da edilidade debruçou-se sobre vários dos problemas sentidos pela população entre os quais o da insegurança, que só serão resolvidos “repondo a autoridade às forças policiais”. “Isso faz-se commais meios”, advertiu. Para tal, o autarca acrescentou que já foi doado ao Ministério da Administração Interna um terreno, em Vila Chã, destinado à Divisão da Amadora da PSP, porque “as actuais instalações, situadas na Mina, não são condignas”.

Joaquim Raposo salientou ainda o esforço que a autarquia tem feito no apoio às crianças e idosos. Por fim, lembrou que apesar da reforma administrativa em curso “os bairros vão continuar a existir”. No caso da Mina, “nem sequer vai perder o nome passando a ser a Freguesia da Mina d’Água”. E salientou ser importante que “a autarquia apresente o seu projecto, para que não seja o Governo a redesenhar o território”.

_____
Fonte: Jornal da Região, 18-04-2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Circuitos pedonais crescem em rede


Atualmente são cerca de uma dezena os circuitos deste género espalhados pelo concelho onde os munícipes têm oportunidade de criar novos hábitos saudáveis de uma forma económica.

Uma rede pedonal que está a crescer a olhos vistos, tendo como o mais recente exemplo a conclusão da ligação do circuito já existente na Boba ao Parque Aventura, através da implantação da pista entre as rotundas da Av. Artur Semedo e da Estrada da Serra da Mira.

Esta obra, inserida no Orçamento Participativo (OP), teve como objetivo o aproveitamento do espaço disponível naquela área e a construção de uma pista de caminhada, essencial à zona, ligando um eixo de circulação muito utilizado pela população, entre os Moinhos da Funcheira e o centro da Amadora. (...)

_____
Fonte: Amadora Sempre em Movimento

-------------------------


Vizinhos,

No ano de 2010, um vizinho propôs, no âmbito do Orçamento Participativo 2011, a conclusão dos cerca de 300 metros de passeio em falta desde a rotunda da Avenida Artur Semedo à rotunda da Estrada da Serra da Mira.

Foi desta forma que o nosso vizinho se referiu à falta de segurança dos peões:
"A conclusão da obra permitiria a realização do trajecto referido com comodidade e sem perigo, dado que os transeuntes têm que se deslocar pela estrada, pois o mau estado da berma assim o obriga. Mais informo que a referida estrada tem sido ultilizada como parte de um percurso de jogging para quem se desloca ao Parque da Boba.".

Certamente que o nosso vizinho ficou feliz ao constatar que o seu pedido foi atentido e incluído nas Grandes Opções do Plano 2011, só que não conhecia qual seria a solução para satisfazer a sua proposta.

A conclusão da obra não foi em 2011 mas sim no decorrer da implementação das propostas do Orçamento Participativo 2012. O problema não é quando foi concluído mas como foi concluído.

Os nossos autarcas sedentos de show-off aproveitaram a dica ("estrada tem sido ultilizada como parte de um percurso de jogging para quem se desloca ao Parque da Boba") para exibir obra feita para alguns, populismo para mim.

Agora temos mais uma pista de caminhada, menos uma faixa de rodagem, mais trânsito em hora de ponta e continuamos sem passeio.

Que palhaçada!



Mais informações em:
Apresentação do Orçamento Participativo
Orçamento Participativo: Propostas
Orçamento Participativo: Grandes Opções do Plano 2011
Pista de Caminhada: Vila Chã-Parque da Boba

terça-feira, 24 de abril de 2012

EB 2+3 Cardoso Lopes vai ter um pavilhão desportivo


A Câmara Municipal da Amadora vai avançar, em breve, com a construção do pavilhão desportivo da EB 2+3 Cardoso Lopes que, à semelhança dos já existentes, servirá a população escolar e a população residente. Para tal foi lançado um concurso público, com um preço base de cerca de 1,6 milhões de euros, para a construção deste novo equipamento que vai permitir a prática desportiva em condições dignas, independentemente das condições atmosféricas, e com todas as condições de segurança e higiene.

O edifício será implantado entre as Escolas Cardoso Lopes e Aprígio Gomes.


Ficha Técnica:

- zona principal de jogo, onde se incluem bancadas para o público;
- zona de apoio composta por uma área de atletas, com balneários, duches, vestiários e instalações sanitárias próprias, uma zona destinada a professores e árbitros e instalações sanitárias para o público;
- zona de atendimento junto à zona de entrada;
- posto de socorro;
- arrecadação geral e uma galeria sobre a zona de jogo ao nível do piso superior;
- parque de estacionamento;
- ligações pedonais cobertas com a Escola Cardoso Lopes.

_____
Fonte: Amadora Sempre em Movimento

domingo, 22 de abril de 2012

Amadora aproveita lei para pôr câmaras nas ruas

O número de câmaras de vídeo espalhadas pelas ruas do país deverá aumentar nos próximos meses graças à nova lei de videovigilância, que entrou em vigor no final de Março.

Muitos autarcas vão aproveitar o diploma – que passou a atribuir ao ministro da Administração Interna o poder exclusivo de autorizar a aplicação de sistemas de videovigilância, em detrimento da Comissão de Protecção de Dados (CNPD), cujo parecer deixou de ser vinculativo – para tentar fazer aprovar projectos que, nalguns casos, já tinham sido apreciados e chumbados por aquela Comissão.

É o caso da Amadora. Segundo adiantou ao SOL o presidente da autarquia, Joaquim Raposo, até ao fim do mês dará entrada no Ministério da Administração Interna (MAI) um novo plano (o primeiro foi reprovado em 2010) que contemplará 79 câmaras de videovigilância a instalar em várias artérias do centro da cidade.

Ressalvando que «o objectivo não será vigiar os bairros problemáticos» do concelho, Raposo garante que os equipamentos «deverão ter especial incidência nas avenidas com maior movimento e zonas de transportes públicos».

O autarca assegurou ainda que a Câmara tem disponível um milhão de euros, custo estimado para executar e pôr em funcionamento esta estrutura. Uma última reunião com o novo comandante da PSP da Amadora é o que falta para ultimar pormenores como a localização exacta dos aparelhos. (...)

_____
Fonte: Sol, 22-04-2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Terrenos/"​Hortas" em toda a Amadora

Bom dia,

Como residente na cidade da Amadora e mais especificamente do Casal de São Brás, de onde fotografei as imagens que vos envio, sou por este meio, a solicitar um pedido de informação relativamente aos terrenos que constam nas ditas imagens.

O meu pedido é no sentido de saber se estes terrenos, outrora baldios, e que agora se encontram a ser cultivados, se por ventura se encontram para alugar a quem se mostre interessado, ou se qualquer um pode fazer usufruto da forma como mais lhe convier.

Não me parece que todos os que se encontram a usufruir dessas terras, estejam a pagar o que quer que seja, e não me parece que as mesmas, lhes tenham sido concedidas. Ainda por cima, gastam água da rede pública! Estas pessoas apossam-se do que não é deles e depois vão vender o que produzem para a porta do metro, sem taxas legais. É tudo lucro!

É que a vida custa a todos, e custa-me ver pessoas que se calhar nem Portuguesas são, a ganharem o belo à custa dos outros, e à minha custa também, pois como moradora, pago todos e mais alguns impostos, para além das despesas de uma casa, e escola de um filho. Ainda devem ganhar mais que eu, inclusivamente, que miseravelmente ganho ordenado mínimo, mas tenho de pagar impostos sobre tudo o que consumo e gasto diariamente, enquanto outros têm a vida facilitada!

Para além de tudo isto, é a vergonha de morar num local, onde para qualquer lado que se olhe, só se vê hortas, e “lixarada” desta gente! Desvaloriza a zona para quem quer vender casa, e para quem habita a zona, é alvo de gozo por parte de visitas que possa receber em casa.

Se de facto, for com a permissão da Camara Municipal da Amadora, então gostaria de ser informada dos valores de aluguer/utilização de terrenos, caso contrário, agradeço que acabem com a utilização que prolifera deste “vírus” da sociedade!

Fico a aguardar resposta.
Obrigada


____
Nota: e-mail enviado por Elsa Santos, em 09-04-2012, para a Câmara Municipal da Amadora, a Divisão de Planeamento Urbanístico e a Divisão de Espaços Verdes