Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Amadora prescinde de três milhões de euros com redução de taxas de IMI e IRS em 2013

O executivo aprovou taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,37% (0,38 em 2012) para prédios avaliados e 0,6% (0,68 em 2012) para os não avaliados, abaixo dos valores legais que permitem a definição de taxas até 0,5% e 0,8% sobre estes imóveis.

O executivo aprovou ainda a transferência para os contribuintes com residência fiscal no concelho da Amadora de 1,2% da receita de IRS a que o município tem direito (até 5%), permitindo que estes munícipes possam ser beneficiados com a redução do montante a pagar em sede de IRS.

Esta medida implica uma redução de receita na ordem dos 15%, abdicando, assim, a câmara municipal de cerca de 1 milhão de euros.

O município vai isentar do pagamento da Derrama as pequenas e medias empresas que apresentem um volume de negócios inferior a 150 mil euros. As empresas que apresentem volume de negócios superior a essa verba vão pagar 1,5% de Derrama.

Assim, a previsão da câmara é que em 2013 entrem nos cofres menos cerca de três milhões de euros relativos a estes impostos.

De acordo com o presidente da câmara, Joaquim Raposo, este valor poderá até aumentar, uma vez que se trata de uma previsão e que existem variáveis como "a tendência do aumento do desemprego", o incumprimento do pagamento do IMI por parte dos munícipes ou o facto de muitas empresas poderem sofrer quebras de facturação anuais para menos de 150 mil euros.

"O município prescinde do que tem de prescindir, dando resposta em relação ao aumento penalizador de impostos. É uma política de descida iniciada há três anos. Entendemos que também temos que dar sinais de motivação às pessoas e dividimos o mal pela raiz", disse o autarca socialista à agência Lusa.

Joaquim Raposo adiantou que face à reavaliação de imóveis que está a ser feita pelas Finanças há zonas do município onde o IMI vai subir, enquanto há outras, como Casal de São Brás, onde vai diminuir.

No entanto, o presidente da câmara considera que há riscos de maior taxa de incumprimento que, nesta altura, atinge valores entre os 10% e os 20%, cerca de seis milhões de euros por pagar relativos a 2011 e 2010.

A proposta de redução de impostos municipais vai ser submetida à Assembleia Municipal.

_____
Fonte: Jornal de Negócios, 21-12-2012


Mais informações em:
Câmara Municipal da Amadora alivia carga fiscal sobre os munícipes e empresas do concelho

sábado, 17 de novembro de 2012

Grupo de jovens na Praceta actor Taborda

Boa tarde a todos.

Não serei a única com certeza a quem este grupo de jovens incomoda noite após noite. Todas as noites com poucas exceções, um grupo de jovens que por vezes chega as 20, concentra-se na Praceta actor Taborda e fazem a festa com direito a gritaria, buzinões, arranque de carros, deixando muitas vezes garrafas de cerveja no chão.

Já chamei várias vezes a policia, por vezes mais que uma vez na mesma noite e a situação continua exatamente igual, ainda esta noite já estava a dormir e acordei com esse dito grupo a cantar os parabéns aos gritos e a fazer uma grande festa. Penso eu que maldita foi a hora em que comprei casa neste prédio! Dei eu um dinheirão por um apartamento e não tenho direito a ter uma noite descansada!? Peço ajuda a quem saiba se é possível fazer alguma coisa nesta situação.

Obrigada.


____
Nota: e-mail enviado por R.F.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Abandono de entulho na via pública

Boa tarde,

Venho por este meio reportar que existe um monte de entulho que foi abandonado na via publica à aproximadamente um mês, junto ao caixote do lixo conforme pode ser visto na foto em anexo.

A localização do referido entulho, está na Urbanização Vila Chã, na Av. Carlos César, em frente ao prédio com a porta número 8. (Mais concretamente do lado oposto da rua, junto ao caixote do lixo).

É possível enviarem alguém para recolher o referido entulho ou encaminharem este email para as entidades competentes de modo a que o mesmo seja recolhido?

Desde já obrigado,
Com os melhores cumprimentos,
Hugo Sousa



____
Nota: e-mail enviado por Hugo Sousa, para a Câmara Municipal da Amadora e Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal da Amadora